segunda-feira, 18 de agosto de 2014

UMA PALAVRA SOBRE ORAÇÃO & LOUVOR A DEUS

Louvar a Deus é muito mais do que entoar um simples cântico, é muito mais que música, que arte, que espetáculo, que show. Você não pode contratar uma banda, colocar o nome de Deus numa música (ou o nome de Jesus), e então cobrar ingresso para dar um show, e dizer que aquilo é louvor a Deus. Como você cobra entrada e depois diz que é para Deus? Como eles tem coragem de cobrar! Louvor a Deus nada tem a ver com isto, pois o Louvor a Deus é também para Deus. A música pode ser usada para expressar um louvor a Deus, em gratidão sublime, em amor perene, sendo ela apenas um dos meios de expressar louvores ao Altíssimo. A música é um meio muito bom de se expressar louvor a Deus, um modo bíblico de fazer isso, um modo pelo qual o Senhor se agrada. Para cantar a Deus nosso coração tem de estar afinado com o coração do Altíssimo, não adianta querer tocar num acorde enquanto o Senhor está em outro. Em outra palavras que eu poderia dizer mas é que para tocar para Deus primeiramente você tem que estar sendo tocado por Deus. Não é difícil louvar ao Senhor, seja em palavras, em música, seja num simples sentimento que explode em seu coração, não é difícil louvar ao Senhor.
 
A grande dificuldade que muitos tem para louvar ao Senhor é pelo simples fato de que passam suas vidas inteiras apenas olhando para si mesmos, e reclamando de si mesmos, das suas falhas, das suas imperfeições, isto cega os cristãos e eles deixam de cumprir o mandamento de louvar a Deus. Oh sim! Louvar a Deus é mandamento de Deus! E além do mais, Ele é digno de louvor, não é nenhum peso louvar a Deus, mas isso fica muito fácil quando nossos olhos estão postos Nele. Você não conseguirá louvar a Deus, de forma alguma conseguirá, enquanto teus olhos estiverem postos em você mesmo, nas suas fraquezas e incapacidades, imperfeições. Mas o louvor brotará quando você começar a olhar para o Senhor, sua força e seu poder, desta forma enxergando a beleza da Sua Santidade, você será capaz de, pelo sangue de Jesus, pela fé neste Sangue, você será capaz de entrar no Santuário de Deus e contemplar a sua beleza, formosura, glória e majestade que estão diante Dele.
 
Quando você olha um pássaro bonito então você diz "olha, que pássaro bonito", da mesma maneira quando você olhar a bondade de Deus você também dirá (isso brotará em você cada vez mais) "olha, que Deus bom". O Senhor escreverá em você os louvores Dele, os cânticos Dele, a Adoração Dele, o Amor Dele, Ele encherá teu coração, e você abrirá teus lábios (ou ficará em silêncio), mas Rios de Vida Fluirão através de ti! Este Rio vem do Trono de Deus e flui sobre a Noiva de Cristo aqui na terra para alimentar ela e não a deixar morrer de fome, nem de sede, nem de frio, nem de calor. Se no deserto o Senhor cobriu o povo do calor do dia debaixo da sombra da Nuvem da Sua Presença, e se a Noite, uma Coluna de Fogo os aquecia no frio do deserto, se este é o mesmo Deus, o que te faz pensar que estas coisas não estão presentes sobre a vida dos verdadeiros cristãos hoje em dia também?
 
Orar não tem a ver com a quantidade de palavras que você é capaz de recitar por minuto, nem tem a ver com a sua capacidade de formular belos textos, grandes frases, fazer oração não é escrever poesia (ainda que algumas orações sejam tão belas como poesias), mas oração não é isso. Você fala com os lábios, mas Deus ouve o teu coração. Ele entende perfeitamente o que você realmente quer falar, quer dizer, Deus discerne a intenção do seu coração, pois Ele sabe que muitas vezes não conseguimos externar em palavras aquilo que está dentro do nosso coração. Por muitas vezes, nós nem entendemos o que está no nosso coração, e por isso que o Espírito Santo de Deus nos ajuda nas nossas fraquezas, Ele nos ensina a orar como convém, pois não sabemos orar, ninguém sabe. O Espírito do Senhor deve tomar conta de ti, assim é que se ora, Ele deve começar o mover em ti, você apenas deve estar disponível para Ele, entregar teu tempo, separar-se em momentos a sós com o Senhor, e você verá que mesmo na fila de um supermercado, as vezes estará orando em Espírito sem nem perceber. A oração brotará.
 
Mergulhe na Palavra, mergulhe no Espírito do Senhor, seja batizado no Espírito Santo, imerso Nele, se aprofunde em Deus, deseje mais do Senhor, então entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele, e o mais Ele fará. Deixe-me finalizar dizendo, que música para Deus é para a alma e não para a carne, portanto eu alerto, a maioria das "músicas para Deus" atuais, modernas, não tem unção alguma, nem inspiração divina, nem mesmo são agradáveis a Deus. Muito do que ouvimos atualmente como se fossem louvores a Deus são na verdade música, show, teatro, mas não é para Deus de verdade, tem forte apelo comercial, e várias vezes é composto apenas para cumprir contrato e não porque Deus veio e inspirou aquela canção. Depois o povo vai e vende a música, cobra direito autoral, faz campanha contra pirataria, mas porque não dar de graça e confiar que Deus sustentará? O que eu quero dizer é que do que conhecemos como gospel atualmente, a maioria não serve para louvar a Deus, e eu creio que o Espírito Santo tem aumentado a sensibilidade dos irmãos todos para se incomodarem com certas músicas, estilos musicais, ritmos, e isso tem feito muitos me perguntarem "o que eu devo ouvir?"
 
Eu vou dizer simplesmente isso "ouça ao Senhor", mas vou deixar uma frase para todos. A maioria do que é atual não serve para ouvir (e há coisas antigas que também não servem). Você deve saber com o Espírito Santo se aquilo agrada Ele ou não, evite ritmos que toquem na carne (rap, reggae, rock...), letras de choramingar, melindre, vingança, letras de músicas que levam o nome de "louvor a Deus", mas que só falam do quanto o cantor sofreu, apanhou, etc, etc, e hoje temos muito disso, mas devemos evitar também, bem como aquelas músicas que falam sobre "os teus sonhos, sonhos de Deus para você", sempre alimentando sonhos terrenos, bênçãos terrenas, coisas do mundo, há muita sensualidade nos que chamam de louvor atualmente (até no vestir dos cantores). Por final eu gostaria de dizer apenas uma coisa, sendo que a maioria das músicas atuais não serve para ouvir, eu digo apenas isso "há entretanto louvores que você pode ouvir, pode até cantar algumas coisas que eles cantam, mas não faça o que eles fazem, pois cantam mas não fazem". A maioria não faz o que canta, e entre cantar a fazer, escolha fazer. Se você apenas fizer mas não cantar, o teu fazer, será diante de Deus, muito melhor do que o cantar de alguma maioria de pessoas.
 
Louve a Deus portanto com as suas atitudes, com seu ser, antes de cantar um louvor a Ele, e olhe para Ele de onde vem o teu socorro.
 
"Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé se não tiver obras, estará morta em sim mesma." Tiago
 
Paz seja convosco na Santificação, e Paz seja com todos os homens. Amém.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário