sexta-feira, 25 de julho de 2014

DEVO LER OS LIVROS APÓCRIFOS: CURIOSIDADE CARNAL OU DIREÇÃO DO ESPÍRITO SANTO?


Na verdade nós nunca "vamos aos livros", nós vamos ao SENHOR e o SENHOR pode nos levar aos livros. Na realidade até para ler a bíblia, nós nunca vamos direto a ela, mas dependemos do SENHOR nos guiar sobre como usar, o que ler, como ler, o que devemos entender daquilo que lemos. Muitos querem ler os apócrifos por mera curiosidade, na realidade existem muitos, muitos, muitos apócrifos mesmo, mais do que imaginamos. Nós somos a geração que mais conhecimento da bíblia tem, mas ao mesmo tempo somos a geração que menos Poder do Alto possui. Isso porque estamos adquirindo conhecimento movidos apenas pela nossa curiosidade intelectual, acadêmica. Visitamos sites e vamos a livros movidos por curiosidade carnal, mas não porque o Espírito Santo está nos movendo.

O resultado disso é que cada vez mais os cristãos estão mais fracos e confusos, não sabendo lhe dar com a liberdade de acesso a informação que temos nos nossos dias. Para isso o Senhor nos deu liberdade de acesso a informação no Brasil, para que possamos nos prender e sujeitar a nossa liberdade a Cristo, sendo movidos pelo Espírito Santo a respeito do que ler, quando ler, como ler, para que ler. Se você ler com olhos espirituais, quero dizer, movido pelo Espírito Santo, então ao ler as Escrituras você estará lendo o Espírito de Deus, e aquilo ali vai começar a estar vivo no seu coração. Digo, apenas o que a pena do Espírito quiser escrever em ti naquele momento. Não é algo calculado de antemão, é algo que simplesmente e apenas flui, você é levado, carregado pelo Espírito.

Quando o Espírito soprou em Atos 2 eles não sabiam que iriam falar línguas estranhas, isso apenas aconteceu, não foi algo premeditado, calculado pela mente-humana, eles apenas foram movidos por Deus e aquilo aconteceu. Nossa vida deve ser assim, precisamos deixar e desejar (e esperar!) que o Espírito Santo venha nos mover, nos quebrantar, nos ajudar, nos lavar, nos preparar. Precisamos estar disponíveis para Deus, estar "ao alcance" do Senhor. Somos como um copo, não podemos nos encher sozinhos, mas podemos virar a boca para cima e esperar o Senhor derramar.

Os livros que estão na bíblia nós temos a certeza da inspiração, e alguns apócrifos também possuem inspiração, são poucos, mas possuem, entretanto, eu creio que o que está na bíblia foi o que o SENHOR nos preservou e é suficiente para conhecermos a CRISTO, mas se o SENHOR nos guiar a conhecer algum apócrifo pode ter certeza que o Espírito Santo vai testificar do que está escrito e vamos ser edificados em Santidade, Justiça, Amor, Perdão, conhecimento de DEUS, e que este apócrifo jamais irá contradizer a bíblia.

Há coisas boas em poucos apócrifos, e dali você até pode tirar lições, entretanto, dai até começar a ler estes livros, nem mesmo a bíblia é recomendado ler só por ler, pois vemos muita gente que leu, leu, leu, e não se achegou a DEUS.

Isso acontece porque está escrito: "Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." 2 Pedro 3:18

Isso quer dizer que é DEUS quem nos dá Graça para a gente adquirir conhecimento (ciência), pois o conhecimento que não vem pela Graça de DEUS é apenas inchaço, conhecimento carnal. Muitos cresceram em conhecimento, entretanto, não pela Graça, ficou sendo conhecimento intelectual, carnal (e isso mata). Por isso nas faculdades de teologia e igreja em geral temos muitas pessoas cheias de conhecimento, mas que "aboliram" a Graça. Pois o conhecimento deve vir junto com a graça, ou através da Graça, do favor de DEUS, da Unção do SENHOR, ou então, será inútil, apenas sabedoria humana, que pode até impressionar algum neófito (novato na fé), entretanto não terá valor algum relacionado a mortificação da carne.

O conhecimento que vem pela graça é: Deus te falar, o que Ele quer falar, quando Ele quer falar, como Ele quer falar, e então tornar isso vivo no teu coração. O conhecimento que vem pela curiosidade carnal, você já conhece, não precisa esperar, basta digitar assim "www.google.com", escreva o tema da sua preferência e tecle enter, depois e leia o que quiser ler. Não precisa esperar Deus, buscar Deus, depender de Deus. Use seus dedos, use sua mente, satisfaça sua curiosidade. Mas você já sabe, isso vai te matar. O conhecimento que vem de Deus (Vida) consiste em aprender a esperar Deus vir, Deus mover, Deus fazer em você.

Você pode saber citar decoradamente toda a bíblia, mas em CRISTO JESUS o que vale é sermos uma nova criatura, nova natureza, novo coração.

Tudo que não nascer do Espírito Santo irá secar e morrer.

Fiquem na Paz!

Shalom! Shalom! Shalom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário