sexta-feira, 18 de julho de 2014

DEUS DE MONTANHAS E DEUS DE VALES

Quando olhamos para as Escrituras podemos ver um pouco da extensão do Poder de Deus, Jeová. Em 1 Reis 20:23 em diante nós vemos o rei da Síria tentando combater contra Israel. Após a sua primeira derrota os sírios tomaram conselho entre si e diziam "os deuses de Israel são deuses de montes, por isso foram mais fortes do que nós, lutemos contra eles no vale e veremos que certamente somos mais fortes do que eles." A resposta do Senhor foi que porque eles diziam que "o Deus de Israel era apenas Deus de montes e não de vales" então o Senhor daria a vitória para Israel. Os exércitos da Síria encheram o vale para a batalha, porém Israel era pequeno, apenas como dois rebanhos de cabras, mas o Senhor lhes deu a vitória e ficou provado que Deus é Deus de montanhas e Deus também é Deus de vales.

As montanhas representam os momentos de bonança, tranquilidade, vitória, triunfo, enquanto os vales representam os momentos de dificuldades, provas, tentações. Há uma bela canção em inglês chamada "Deus na montanha" (God on the mountain) que canta esta passagem:

"A vida é fácil quando você está em cima na montanha
E você tem paz de mente, como você nunca experimentou
Mas as coisas mudam, quando você está embaixo vale
Não perca a fé, pois você nunca está a sós

Pois o Deus da montanha, é o Deus do vale
Quando as coisas irem mal, Ele as fará direitas
E o Deus dos bons tempos
Continua sendo Deus nos maus tempos,
O Deus do dia permanece sendo Deus mesmo a noite

Nós falamos de fé no topo da montanha
Falar é tão fácil quando a vida está no seu melhor.
Agora, embaixo nos vales de provas e tentações,
Ali é onde sua fé é realmente colocada a prova"

Quando olhamos para Jó então podemos ver que o Deus de Jó era Deus de montanhas e Deus de vales. Quando Jó estava no topo, Deus era Deus. Quando Jó veio abaixo, Deus continuava sendo Deus. Sendo assim, se o nosso Deus é Deus de montanhas e também Deus de vales, será que nós temos sido servos de montanhas e servos de vales? Filhos de montanhas e filhos de vales? Serviremos a Deus apenas nas montanhas mas nos recusaremos a servir a Deus também nos vales? Você está servindo a Deus nos vales?

Ele é Deus de montanhas, e também é Deus de vales, portanto sirva e adore ao Senhor por quem Ele é e não apenas pelo que faz para você. Sirva e adore a Deus por quem Ele é e não apenas por causa da situação e condição da tua vida. Louve a Deus por quem Ele é e por Jesus Cristo seu maravilhoso e precioso dom de amor.

Paz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário