quinta-feira, 10 de julho de 2014

CASA DE DEUS: LOCAL DE REVERÊNCIA & REFERÊNCIA

Moisés retira as sandálias para entrar diante do Senhor


Vocês não sabem que vocês são a Casa de Deus? Disse Paulo em 1 Corintios 6:19 e outros locais. Nós somos o santo templo do Espírito Santo, o que essencialmente quer dizer que nós somos o local da habitação do Senhor, nossas vidas são o tabernáculo santo de Deus o local que Ele mesmo deseja fazer a sua morada e habitação. Trocando em outras palavras poderíamos seguramente dizer pelas Escrituras que nós somos a casa de Deus a qual na bíblia é chamada de casa de oração. Se olharmos com cuidado veremos que há na bíblia diversas características do templo do Senhor que o Espírito Santo irá conceder ao corações e a vida dos verdadeiros crentes em Jesus.

O templo tem um altar restaurado para oferecer sacrifícios de louvor por meio de Jesus Cristo de forma santa, aceitável e irrepreensível. O templo tem oração, simbolizado no passado pelo incenso que era queimado e subia a Deus. O templo tem o pão cujo simbolo aponta para Jesus Cristo, o Pão da Vida. Mesmo no novo testamento, vemos que o templo não tem mais o véu que cobre a entrada ao local Santíssimo, o acesso a presença de Deus está liberado no coração dos que se converteram a Cristo. Isso quer dizer que através de Jesus e do Seu Perfeito Sacrifício, pela fé nesta ato de Justiça, nos é concedida amplamente a entrada diante do Senhor ao ponto de a bíblia descrever isso como "estamos assentados em regiões celestiais com Cristo Jesus", ou então em outro lugar está escrito que nós "já ressuscitamos com Cristo".

Em verdade todos esperamos a ressurreição dos justos, apenas uns poucos perdidos esperam bençãos e prosperidade terrena, mas nós esperamos o dia da redenção de nossos corpos, entretanto, não obstante, a bíblia nos diz claramente que esta ressurreição futura, que irá ainda acontecer, já foi plantada e escondida em nossos corações. Ela já aconteceu no nosso interior quando recebemos a Cristo e então Ele inundou e encharcou nossa alma com Seu Santo Espírito de Consolação abundante. A questão toda aqui é que quando olhamos para o antigo testamento e enxergamos o templo do Senhor ali, então podemos ver as características do templo do Senhor, as quais nós deveríamos possuir. O templo do Senhor era Santo, então santidade deve ser buscada pelo crente, o que nada mais é do que ter comunhão, conhecimento, e relacionamento com o Espírito Santo, aquele que sabe os segredos de Deus.

O templo do Senhor também não é local de comércio, é casa de oração. Não deve tornar-se esconderijo de ladrões conforme o Senhor Jesus mesmo disse. Nós podemos ver o zelo do Senhor pela sua casa, e isto representa o zelo que Ele tem pelas nossas vidas, e principalmente, o zelo que tem em preparar um local descente para habitação do Pai. Tudo isto é por causa do amor de Deus que está em Cristo Jesus, mesmo quando o vemos entrando no templo e expulsando os comerciantes, os cambistas, e de forma ousada dizendo a todos sobre a reverência que deveria se haver no templo pelo fato de que o templo era um local de referência. As nossas vidas e a forma do nosso culto a Deus são referência para este mundo.

Quando a rainha de Sabá veio visitar Salomão então ela ficou impressionada com tudo que viu, com a sabedoria do rei, com o modo dos servos do rei, com as suas vestimentas, seu comportamento, a forma como entravam e saiam diante do rei, isso a levou a respeitar e reverenciar ao rei e o local em que estava. Não é a toa que Eclesiastes 5 nos diz "Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus". Isto quer dizer "cuidado", "respeito", "temor", "reverência", "humildade". Mesmo quando o Senhor falou com Moisés desde o sarçal ardente, o Senhor mesmo disse a Moisés "NÃO chegue mais perto! Agora tira a sandálias dos teus pés, porque o local em que está é terra santa." E Moisés tirou as sandálias para entrar em terra santa, pois mesmo a Alegria na Casa do Senhor é Alegria com temor e tremor! A mais pura e mais bela alegria, a alegria da Salvação é com temor e tremor! Regojize-se no Senhor, mas não esqueça, com temor e tremor! Festeje, celebre ao Sangue de Cristo, mas com temor e tremor!

De que forma temos levado as nossas vidas? De que forma temos prestado culto a Deus? Quando nos reunimos como igreja de Cristo, qual tem sido o nosso comportamento? Temos transformado o culto a Deus em um local e momento de reverência & referência? Certamente há uma diferença entre andar num shoping center e ir a culto a Deus, no centro de compras todos andam de qualquer maneira, distraídos, pensando em muitas coisas, mas na casa de Deus, você não está indo a um desfile de modas, nem mesmo está indo para chamar atenção dos homens, das mulheres, você está indo com um foco e objetivo, não é socializar, é cultuar a Deus, ouvir a Deus, respeitar a Deus, reverenciar a Deus, adorar a Deus. Não é o teu momento, é o momento de Deus. Você não está indo mostrar talentos de oratória, habilidade de pregação, ou de cantor, não está indo vender cd, não é um show de talento para você ser aplaudido no final, você está indo lá prostrar a Deus!

Mesmo as mulheres, a forma como se vestem, como sentam, e os homens a forma como se comportam, os jovens e as jovens, a forma como se tratam e como conversam uns com os outros, isso pode transformar a reunião cristã em um lugar de temor a Deus ou em um centro de diversões onde não há respeito de nenhuma forma. Muitas vezes encontramos cristãos perdidos antes do culto, perdidos em conversas estranhas com os irmãos. Não aproveitam para orar, conversar coisas edificantes, meditar nas sagradas escrituras. São apenas tagarelas, vãos faladores, ficam falando coisas frívolas, fúteis, inúteis, mundanas, carnais, cotidianas. Como queremos que o Senhor nos visite desta maneira? Como queremos que almas sejam salvas se quando elas chegam nas nossas reuniões cristãs elas não veem em nós qualquer preocupação com o Senhor?

O que dizer então dos encontros "jovens/gospel" cristãos? "Uhuu, Yehhe, dá hora, legal, muito louco, radical", mas não há respeito com o Senhor. A mensagem que o mundo recebe é uma só "não há diferença entre nós e os cristãos". Quando a bíblia diz que haverá uma diferença entre o que serve a Deus e o que não serve. Não estou dizendo apenas de diferença exterior, mas estou dizendo de uma consciência renovada que por causa da morte de Cristo nos leva a agir de forma diferente, pensar de forma diferente, sentir de forma diferente. Porque o Senhor não apenas morreu, senão que ressuscitou (!) e estará presente! Não podemos esquecer isso nunca!

A forma como você leva a sua vida poderá levar as pessoas a ter reverência a Deus ou não. Poderá levar as pessoas a dizer "não tem problema, Deus não liga mesmo", ou então levará elas a pensar "será isso do agrado do Senhor?". A forma como você leva sua vida poderá inspirar pessoas a se importarem com Deus! Mas também poderá levar pessoas a desprezarem a Deus! E o que dizer do culto cristão? Quando nos reunimos como igreja? Este momento é referencial para o mundo, para os incrédulos, para irmãos mais fracos, para todos. A casa de Deus precisa ser novamente local de Reverência & Referência, o culto a Deus precisa ser novamente momento de Reverência & Referência, precisa transparecer que estamos preocupados com o Senhor, quer dizer que precisa haver foco em nosso coração e preocupação em agradar a Deus de forma a inspirar pessoas a se achegarem para a Luz.

A bíblia diz que nós somos cartas vivas (2 Corintios 3:3), que podem ser lidas por todos os homens, portanto, saibamos que a vida que vivemos é o mais poderoso testemunho da Ressurreição & Vitória de Cristo contra o pecado que podemos dar! Talvez eles nunca lerão a bíblia, mas não terão como deixar de observar a sua vida, e ali sem saber, estarão lendo a bíblia, ouvindo Jesus pregar, vendo Jesus os chamar, apenas pelo modo como você leva sua vida com Deus e com o teu próximo. Que o Espírito Santo ilumine os nossos corações, e escreva em nós uma canção de compaixão, piedade, justiça, humildade, arrependimento. Uma canção de eternidade, porque Deus nos deu Seu Filho Unigênito, para que crendo Nele, não morramos, mas tenhamos a Vida Eterna. E esta vida está em Seu Filho, Jesus Cristo, é Dele que temos falado sem cessar.

Paz seja com todos, seja o Senhor glorificado, e sejamos todos achados em paz na Sua Vinda junto com os demais irmãos em todo o mundo. Shalom, Shalom, Shalom e orem uns pelos outros.

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário