quarta-feira, 9 de abril de 2014

SÓ POSSO ORAR NO MEU QUARTO?

Figura ensinando engano!

Alguém por favor me cite um único versículo que proíba o servo de DEUS, a serva de DEUS, o cristão de orar em voz alta quando está reunido junto com seus irmãos em CRISTO para prestar culto de louvor e adoração a DEUS? Pois é meus irmãos, não há tal proibição em local algum! Não há proibição de reunir-se com os irmãos e cantar louvores, fazer orações, diante de DEUS em público.

Precisa ficar bem claro que o que JESUS estava combatendo no contexto do Sermão do Monte era a hipocrisia, falsidade dos fariseus que tudo faziam com a única e exclusiva finalidade de serem vistos pelos homens. Estes fariseus provavelmente eram muito eloquentes e faladores quando estavam em público, mas no seu secreto não eram tão poderosos na hora de buscar ao SENHOR. A motivação e combustível deles para fazer oração era apenas o reconhecimento, aprovação e glória humana, mas não era o Verdadeiro Louvor a DEUS. Eles se satisfaziam quando todos olhavam eles orando, mas não tinham o mesmo prazer quando estavam a sós com DEUS no seu quarto.

Quando ninguém estava enxergando eles, então não havia neles motivação para orar ao PAI. JESUS veio combater isso, que a motivação deles deveria ser DEUS. Era como se o Mestre estivesse questionando "mas por que vocês não são tão poderosos assim quando estão orando a sós?" A resposta é clara, pois o motivo deles orarem não era o SENHOR, era apenas os homens.

Apesar disso vejamos que quando o povo de DEUS está reunido em público, numa reunião, assembléia, quando a Igreja está reunida, todos podem e até mesmo devem orar, e se o quiserem fazer, façam em voz alta, audivelmente, só que para DEUS. Se for cantar, cante, só que para DEUS, não para aparecer.

Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. 1 Timóteo 2:8

E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus. Atos dos Apóstolos 4:31

Eu creio que falar mais sobre este assunto não é necessário, o que faríamos com todas as passagens de Salmos, ou da história de Israel em que o povo todo se juntava e orava, louvava, cantava a DEUS juntos em público? Que faremos com as reuniões da Igreja Primitiva, onde cada um tinha Salmo, Cânticos Espirituais, Doutrina? É óbvio que JESUS não estava proibindo ninguém de orar em público, muito menos de reunir-se com os irmãos para fazer oração. ELE apenas estava combatendo a hipocrisia dos que oravam, jejuavam, davam esmolas, cantavam, pregavam, vestiam longas vestes, enfim, faziam todas suas atividades religiosas com a finalidade de serem vistos pelos homens e nunca para DEUS.

Ademais, precisamos entender que o local de culto a DEUS agora é espiritual por essência, agora o louvor, a honra, e a adoração ao SENHOR, as orações, são e devem ser em espírito e verdade. De que adianta estar no seu quarto, e não estar em espírito e verdade? A questão não é orar dentro do quarto ou fora dele, mas sim, você realmente está andando em espírito e verdade diante do SENHOR? Que o SENHOR lhes dê uma boa meditação na Sua Palavra. Amém!

Paz Eterna!

Um comentário:

  1. Amem meus queridos irmaos em Cristo Jesus, adoremos em Espirito e em Verdade, Aleluia.

    ResponderExcluir