quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DESANIMO NEM SEMPRE É CAUSADO PELO PECADO

João 3:16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito para que todo aquele que CRER não morra, mas tenha Vida Eterna!

A bíblia diz claramente do poder destrutivo do pecado, pecado é morte, pecado tem sempre um preço, e o preço dele é morte. Mas Cristo Jesus manifestou-se a nós sem pecado para nos redimir de todo o pecado. Sendo assim, o único Caminho para fora do pecado é Cristo, arrepender-se em Cristo Jesus, e CRER no Evangelho de Verdade!

Todos sabemos que o pecado tem um grande poder de nos causar desânimo, como um pregador do passado dizia "quando você começa orar você para de pecar, mas quando começa a pecar, para de orar". Isto é uma grande verdade, pois quando pecamos a nossa tendência é ir desanimando de buscar, amar, desejar as coisas de Deus, nosso amor esfria, e arrependimento começa a parecer muito difícil. O Reino de Deus começa a parecer algo muito longe e distante.

Porém devemos saber que nem todas as vezes que houver em nós um desânimo isto necessariamente é fruto de pecado. Há muitos que cansam na luta contra o pecado, no combate da fé, passam por tribulações e aflições nesta vida, e então o desânimo vem. Na bíblia nós temos muitos homens de Deus que passaram por desânimo, mas o Espírito do Senhor sempre os tirou desta situação. Um deles é o próprio Profeta Elias, ele passou por desânimo.

Jesus disse "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo!" João 16:33. Esta Palavra de Jesus nos serve muito bem em toda ocasião, mas em especial para os momentos de aflição e desânimo. O Senhor Jesus sabendo a fraqueza dos nossos corações (pois somos apenas vasos de barro), Ele sabe a tendência que temos de perder o ânimo (fé & esperança) quando passamos por alguma aflição. Em todos os casos a Palavra de Ordem do Senhor é "tenham bom ânimo vasos de barro!" Por várias e várias vezes o Senhor exortou (encorajou) o ânimo dos seus discípulos, ao mesmo tempo em que os repreendia por sua dureza, incredulidade, insensatez, tolice, vaidade.

Esta Palavra de Jesus quer nos dizer claramente de onde é que tiramos o ânimo para vencer as aflições na presença de Deus, sejam as aflições quais forem, inclusive a luta contra o pecado e contra o mundo. O Senhor está nos dizendo com clareza que apenas na VITÓRIA DE CRISTO NA CRUZ é que temos como encontrar FORÇA EM MEIO A FRAQUEZA. O Senhor estava a nos dizer "mesmo que tudo te diga que não vale a pena continuar a buscar a minha face, arrependimento, santidade, entretanto, PORQUE EU VENCI NA CRUZ, continue!"

Jesus sabia que a nossa vida aqui teria aflições. As lutas contra as trevas, contra este mundo, contra o pecado, contra a carne, nos afligiriam e isso poderia nos fazer perder o ânimo, mas Ele sempre aponta para a Cruz "OLHE A MINHA VITÓRIA! NÃO É PERFEITA?" Mesmo no antigo testamento, por várias e várias vezes o Senhor encorajou o ânimo de homens de Deus a continuarem, a serem fiéis, a permanecerem, a não desistirem da batalha.

Um deles que quero citar é Josué. Josué teve a tarefa de ser sucessor de Moisés! Isto assustaria qualquer um que andou com Moisés, e viu a forma como ele andou com o seu Senhor. Mas ninguém pega o Senhor de surpresa, e Ele sabendo que Josué poderia sentir-se intimidado com tamanha tarefa, então dedica o princípio do Livro de Josué na bíblia para dizer a Josué "ESFORÇA-TE", "TEM BOM ÂNIMO", "SEJA OBEDIENTE", "CONFIA EM DEUS"!  O Senhor estava dizendo a Josué "eu sei que você pode sentir-se assustado, mas NÃO TEMAS, tenha bom ânimo, Eu serei contigo como fui com Moisés se você me obedecer!"

Hoje nós podemos dizer que somos "sucessores" de Cristo, o Senhor cumpriu seu ministério, foi arrebatado aos céus, de onde O aguardamos ansiosamente. Como foi com Josué e Moisés, Moisés terminou seu ministério, e Josué ficou ao encargo, mesmo assim o Senhor lhe disse "esforça-te pois eu serei contigo assim como fui com Moisés". Da mesma forma, o Senhor diz a Igreja Santa, que está se separando da corrupção deste mundo, o mesmo Espírito Santo que capacitou o Senhor Jesus a TRIUNFAR NA CRUZ, está disponível hoje para a Igreja, e isso quer nos dizer que se andarmos com o Senhor, Ele será conosco assim como foi com Seu Filho!

Josué poderia pensar "mas este era Moisés, o homem de Deus", assim também hoje MUITO MAIS poderíamos pensar "mas Ele era Jesus, o Filho de Deus", PORÉM, se andarmos com o Senhor, Ele será conosco assim como foi com Cristo! TENDE BOM ÂNIMO! Já temos provas vivas disto, o próprio Senhor Jesus nos disse que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos, e além do que nos disse que não nos deixaria só, não seríamos órfãos, mas Ele enviaria o Espírito Santo para estar conosco! Ele continua enviando o Espírito Santo! E o Senhor Jesus disse que se nós o amássemos, guardaríamos seus mandamentos, então Ele e o Pai viriam fazer morada no nosso coração!


Vamos ver as palavras de Paulo, Apóstolo do Senhor, para que possamos ver como passar pelo Pântano do Desânimo!

Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. 

Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;

2 comentários:

  1. Rodrigo - Carapicuiba
    Amém! O Senhor é Fiel! e nos renova!

    ResponderExcluir
  2. Sarah - Alagoas
    Que palavras lindas e incentivadoras, para quem está aflita(o) Amém!

    ResponderExcluir